Cooperativismo
Você sabe o que é uma cooperativa?
Talvez ainda não saiba, mas uma cooperativa é uma sociedade civil, composta por no mínimo 20 pessoas, que se organizam para alcançar determinados objetivos, econômicos ou sociais. O governo federal e as cooperativas estão presentes em todos os países do mundo, independente do regime econômico e político, pois sua doutrina visa a busca solidária de soluções para problemas comuns. Ao final de cada ano, o que restou financeiramente retorna aos cooperados, que em assembléia geral podem determinar o retorno em dinheiro ou capitalizar os recursos, para que a cooperativa possa reinvestir o dinheiro na sociedade.
Saiba onde surgiu o cooperativismo
Foi na pequena cidade de Rochdale, na Inglaterra, em 1844, que um grupo de tecelões fundou a primeira cooperativa como forma de enfrentar as dificuldades impostas pela revolução industrial. O tempo passou, muita coisa mudou, mas até hoje o cooperativismo continua sendo a melhor ferramenta de desenvolvimento sócio-econômico sustentável para as comunidades e a forma mais eficiente para geração de renda e postos de trabalho.
Como funciona o cooperativismo no Brasil?
O sistema é regulamentado pela Lei 5.764, de 1971. Cada cooperativa deve ter seu estatuto social, além de administração composta de: Assembléia Geral (reunião de todos os associados), órgão máximo da cooperativa; Conselho de Administração (Diretoria); e Conselho Fiscal (grupo de associados que analisam e aprovam as contas da diretoria). As cooperativas são representadas, nas unidades da federação, pelas organizações estaduais e, nacionalmente, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O cooperativismo conta, também, com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).
Conheça os princípios do nosso cooperativismo
– Adesão voluntária e livre
– Gestão democrática
– Participação econômica dos membros
– Autonomia e independência
– Educação, formação e informação
– Intercooperação
– Interesse pela comunidade
O cooperativismo Brasileiro é maior do que você imagina.
Existem hoje no Brasil cerca de 18,8 milhões de pessoas associadas a 4.880 cooperativas, que empregam 493.227 funcionários. O cooperativismo brasileiro é bastante diversificado. São 7 ramos de atividades distintas atualmente:
– Agropecuária
– Consumo
– Crédito
– Infraestrutura
– Trabalho, Produção de bens e serviços
– Saúde
– Transporte de cargas e passageiros
O Governo Federal e as cooperativas trabalham para que os frutos do progresso e do desenvolvimento sejam uma realidade para milhões de pessoas em todo o País.