CAMP COMPLETA 42 ANOS E CONCLUI PROJETO DA SEDE ADMINISTRATIVA

A CAMP – Cooperativa Agrícola Mista Prudentópolis – completou em novembro de 2019, seus quarenta e dois anos de existência na região. Ao alcançar essa marca, a cooperativa figura como o principal polo armazenador e de comercialização de cereais, fornecimento de insumos e assistência técnica do Centro-Sul. A CAMP vem promovendo inúmeros investimentos para que toda a estrutura do complexo existente acompanhe a evolução do cenário regional, e, com isso, os resultados vêm sendo considerados satisfatórios. Dentre os novos investimentos que estão sendo entregues neste período, figura a conclusão do projeto de implantação da sede administrativa, iniciado em meados de 2011, o qual transformou toda sua infraestrutura funcional, envolvendo os três andares que sediam setores comercial, administrativo, financeiro, recursos humanos, auditório e loja, numa área total de quase 2.500 metros quadrados, em investimentos que podem chegar a casa de R$ 3 milhões. Esta última etapa envolve o bloco erguido em sistema de pré-moldado em concreto, sediado na esquina da Avenida São João com a Rua Lamenha Lins, com dois andares, sendo no térreo uma área de loja comercial de 270 metros quadrados e no andar superior, um auditório com capacidade para 250 lugares, em acomodações modernas e funcionais, reunindo a mais alta tecnologia existente no mercado em termos de iluminação, som, imagem, acústica e climatização, com poltronas instaladas em sistema de cascata, e amplo palco para eventos diversos.

Em ações paralelas que também foram concluídas com adaptações ou algumas alterações ao longo deste ano, todo o sistema da CAMP recebeu investimentos, como na Unidade Armazenadora da Br-373, que implantou sistemas de segurança e proteção contra descargas elétricas e prevenção de acidentes. Aliado ao projeto concluído de ampliação da sua capacidade armazenadora, implantado há algum tempo, o complexo armazenador da cooperativa passou de 360 mil sacas ou 22 mil toneladas, para 580 mil sacas ou quase 35 mil toneladas, seu suporte de estocagem, o que deve suprir a demanda regional por mais alguns anos. No Auto Posto Camp, também houve investimentos da ordem de R$ 300 mil, na troca de todos os tanques armazenadores de combustíveis, seguindo os padrões da legislação ambiental. Também foram feitas novas aquisições na frota de máquinas e veículos, visando suprir a logística da cooperativa em diversas áreas.

Com novos investimentos, a CAMP garante uma segurança aos produtores cooperados e independentes que fazem aquisição de insumos e produtos, e entregam sua produção à cooperativa. E justamente essa questão é que a CAMP pretende estender aos agricultores da região, a certeza de que terão a garantia de entregar e armazenar sua safra com segurança e qualidade, para trabalhar com uma comercialização oportuna, aproveitando as melhores situações de mercado. Na última década, os investimentos feitos em toda a estrutura foram muitos, envolvendo a nova sede administrativa; concluída a obra do TRR – Transportador, Revendedor, Retalhista de Combustível – localizada na unidade da Br-373; investimentos na frota própria, tanto de veículos, máquinas e caminhões; remodelação do setor de erva-mate; infraestrutura e acessibilidade aos prédios administrativos e comerciais; construção de um barracão para sediar eventos da unidade experimental de Linha Ivaí, com 1200 metros quadrados; depósito para fertilizantes com embalagens big bag com 1200 metros quadrados de área construída, fazendo o processo de embarque e desembarque automatizado, na unidade da Br-373; Viveiro de Mudas totalmente estruturado para oferecer a maior variedade de mudas de plantas frutíferas, exóticas, ornamentais, flores e equipamentos para jardinagem.

Na avaliação da CAMP, os setores agrícola e comercial vêm superando as expectativas e acompanhando o crescimento registrado pelo setor cooperativista do Paraná. Inclusive, dados da Ocepar indicam que a CAMP, dentro de sua categoria, vem alcançando plenos índices de crescimento regional, com destaque no cenário paranaense. Mas, especificamente para a cooperativa, tem havido respaldo de cooperados e terceiros, que entregam sua produção aos armazéns, fazendo com que os números venham aumentando relativamente a cada safra. As auditorias independentes contratadas pela cooperativa têm apontado, a cada balanço anual, crescimentos da ordem de 8 a 10 por cento no volume de negócios da CAMP, o que lhe dá um suporte expressivo no agronegócio do Centro-Sul do Paraná. Com isso, o produtor rural, cooperado ou independente, dispõe de um braço forte e uma mão amiga para lhe dar suporte nos momentos de implantar sua lavoura, com insumos de primeira qualidade e procedência garantida; de recomendação e orientação especializada, feita pelos profissionais do departamento técnico, em todas as fases da condução da lavoura; dias de campo e palestras informando e levando novas tecnologias do plantio à colheita; cursos profissionalizantes tanto ao produtor e aos trabalhadores do setor, em parceria com o Sindicato Rural/Senar; novos programas e parcerias foram implementados, visando agregar valores e segurança, com diversificação da produção. Esse complexo como um todo está, a cada ano, conquistando mais espaço, oferecendo mais opções e fazendo com que a CAMP consiga manter-se firme e forte no cenário agrícola regional, com um nome de respeito e confiança. Fundamental é a atuação dos seus diretores, cooperados, funcionários, fornecedores, clientes e amigos. CAMP – 42 anos, um nome de confiança.